Tags

, ,

pagagnini1

Quando me disseram “Queres ir ver Pagagnini?”, eu fiquei a pensar “Paganini?!! Não me digas que é um violinista famoso a tocar os caprichos de Paganini!”, enganei-me. São 4 músicos que tocam clássicos famosos: Mozart, Pachebel, Boccherini, Paganini, Bizet, Vivaldi, etc…Mas não se enganem, não é um concerto, é um espetáculo de puro entertainment, por vezes até demais😀, há alturas em que estão a tocar coisas extraordinárias e de repente desatam a fazer palhaçadas, com piada, mas “corta um bocado a moca”! É verdade que eu já estava avisado para isso, e para o fdsc00090acto de haver pessoas que não conseguem parar de se rir, mesmo nas partes mais sérias, ainda se estavam a rir das piadas anteriores.

Eu não me consigo rir de tipos que tocam tanto, embora eles tenham piada e saibam teatralizar bem o seu espectáculo. Às vezes não me apetecia rir, simplesmente queria vê-los tocar, porque tocam mesmo muito! Por vezes pareciam fazê-lo de uma forma quase displicente, como tocam coisas tecnicamente difíceis aos saltos e deitados no chão, mas com a humildade característica dos grandes músicos. Entre eles destaca-se o virtuoso maestro libanês Ara Malikian, uma postura em palco de uma confiança e técnica inabaláveis, juntando a isso um grande sentido de humor. Impressionante a facilidade como interpreta o 24º Capricho de Paganini, aliás tem um álbum gravado com os 24. Este espectáculo contém também uma versão da “With or Without You” dos U2 tocada num violino eléctrico, utilizando pedais de guitarra, penso eu, com efeitos apropriados como delay, um momento muito inspirado.

Em suma, é altamente recomendável para toda a gente, mesmo para os eruditos fundamentalistas.