Tags

, , , ,

O koyaanisqatsi é um documentário lançado em 1983 dirigido por Godfrey Reggio e com música do compositor Philipkoyaanisqatsi-life-out-of-balance Glass. Não existem diálogos e também não são feitas narrações durante todo o filme. É apenas um conjunto de imagens, que me trazem recordações, de certeza que toda a gente já as viu em qualquer lado, documentário, noticia , etc.

A palavra koyaanisqatsi tem origem na “Língua Hopi” língua Hopi e quer dizer “vida desequilibrada”, ou “vida louca”. O significado é revelado ao final do documentário antes da apresentação dos créditos. No final do documentário são cantadas três profecias do povo Hopi na sua própria língua, as quais também têm as suas traduções apresentadas antes dos créditos. (Fonte: Wiki)

A música assenta como uma luva, sintetizadores, uma sequência de acordes e arpejos durante 10 minutos, dá-lhe um toque progressivo excelente. As imagens estão sincronizadas com a música, dando um ritmo que capta a atenção e  torna algo que podia ser uma seca (tratam-se de apenas imagens e música, pensem naqueles dvd’s dos casamentos :D) numa excelente experiência visual e auditiva.

É como se estivéssemos a ver uma qualquer civilização num qualquer planeta. O ser humano é retratado pelas suas indústrias poluidoras, edifícios majestosos, arranha-céus espelhados, azáfama diária, tráfego intenso. O contraste entre a serenidade da Natureza e a insaciabilidade humana em construir, como uma criança que ainda está a aprender, sem respeito pelo o que está à volta, o universo circula em seu redor. As imagens sobre guerra mostram uma raça com vontade de se auto-destruir, campos cheios de tanques, porta-aviões, jactos, explosões, a bomba atómica num plano destacado.

ps: adoro o pormenor da câmara a tremer nas imagens aéreas, é bastante nostálgico. Faz-me lembrar os documentários que via quando era puto.

Outro documentário interessante é o Home. Pode ser visto na íntegra no youtube. A mensagem é a urgência de salvar o planeta. Aquela notícia que todos nós já sabemos, mas ficamos sempre de boca aberta quando a ouvimos. Tem muitos números interessantes que nós nem sempre temos consciência, como por exemplo, cada ano desaparecerem 13 milhões de hectares de floresta, e não me parece que nasçam 14…ou então são necessários 100 litros de água para produzir um bife!😮 Recomendo-o vivamente e em HQ, pois tem muita qualidade.