Tags

, ,

No início do século passado, foi descoberto ao largo da ilha grega de Antikythera um mecanismo extraordinário que deixou a comunidade cientifica estupefacta. Isto não é daquelas palermices como as fotos de ovnis em forma de tacho antikythera_wikipedia_bigou “charuto acabaçado”, é estudado por pessoas sérias do mundo académico. Já foram publicados alguns artigos sobre o assunto na revista Nature. É datado de pertencer a finais do século II A.C., e é o mecanismo antigo mais sofisticado que se conhece. O diminuto tamanho e complexidade das suas partes, é apenas comparável às de um relógio feito no século XVIII.

The Antikythera Mechanism is now understood to be dedicated to astronomical phenomena and operates as a complex mechanical “computer” which tracks the cycles of the Solar System.

Esta descrição foi retirada deste site. Vale a pena ler sobre isto, pessoalmente tenho um certo fascínio por aparelhos analógicos antigos. O seguinte documentário é extremamente interessante, e fala sobre um projecto de investigação sobre este fascinante mecanismo.