Tags

, , , ,

A revista Life revelou imagens até agora conhecidas a preto-e-branco. São fotografias do Adolph Hitler. Vistas a cores tenho a sensação que ele me parece mais novo (mais um argumento para extrema direita: “não use Botox, tatue cruzes suásticas!”), parece que tem uma vitalidade diferente, mais “assustador” do que isso, por serem a cores, estas imagens dão uma certa sensação de proximidade temporal, o preto-e-branco distancia-me no tempo. Vale mesmo a pena ver o link é este. Houve duas que me cativaram em especial. Uma delas é a da actriz Marieluise Claudius (imagem em baixo), não consigo para de olhar para esta foto. Foi tirada numa recepção para artistas em Berlim, a 1 de Janeiro de 1940. Morreu com problemas no coração aos 29 anos 1941.

Marieluise-Claudiu

A outra é uma festa de Natal Nazi, é impressionante o humor negro desta foto, o olhar distante do Hitler dá-me uma sensação estranha, uma frieza robótica, incrementada pela presença da árvore de Natal e a luz da velas, como seHilter-Nazi-xmas_1417790i estivesse  a congeminar um qualquer plano maquiavélico, ou então ele está simplesmente a pensar porque raio é que os nazis farão estas festas, ou está pensar se o cheiro a queimado que sai da cozinha será o peru…(ignorem esta :D). Enfim uma família feliz no dia em que nasceu o menino Jesus.

Recomendo mais uma vez o visionamento das fotos, são 18, não posso jurar mas acho que algumas ainda não tinham sido publicadas. Faziam parte da colecção do fotógrafo pessoal de Hitler, Hugo Jaeger.

Eu sinceramente tenho um fascínio especial por coisas antigas, e as reconstituições a cor de fotos do início do século XX são para mim particularmente interessantes. Acho que são obras de arte, pela estética e pelo romantismo das fotos antigas. Dizem tanto, e vistas à distância temporal que nos separa, provocam um sentimento de nostalgia por tempos nos quais nunca vivi, mas a força das imagens transporta-me para esse tempo.

Mais fotos semelhantes podem ser encontrados noutros sites. Aconselho a visita a outros dois, um sobre a participação dos EUA na 2ª Guerra e outro sobre a Rússia no início do século XX. Deixo aqui algumas, uma delas é a bomba atómica lançada sobre Nagasaki.

p87_7214__01578_ p87-5251

atrocitie smoking soldier

07

girl