Tags

, , ,

Kaixo!

O kilometroak foi uma festa que se passou no meu bairro (Gros), aqui em San Sebastian, no último Domingo. Chama-se kilometroak, porque pelos vistos as pessoas fazem mesmo uma marcha de alguns kilómetros a pé. Esta festa mostra bem o espírito basco. As pessoas a beber na rua (o famoso botellón), a comer sentados no chão, falar alto e mensagens políticas por todo o lado. A sensação que eu tenho ao estar aqui, e já sinto isto desde o início, é que os bascos comportam-se sóbrios como os portugueses quando estão bêbedos. Nós temos uma espécie de vergonha da qual não nos conseguimos livrar, não conseguimos ser nós mesmos, apenas quando se bebe uns copos é que se faz aquilo que realmente queríamos fazer sempre. As pessoas aqui são naturais, têm uma identidade muito vincada, com certeza que a situação política ajuda nessa personalidade forte.

DSC00233 DSC00236

Esta festa tinha como objectivo angariar fundos para subsidiar o ensino do Euskara, a língua que se fala no país Basco, além do castelhano. Para ser preciso, há várias formas de Euskara, vai variando nos povos do País Basco, mas há uma forma oficial. Preservar a língua, é uma forma de preservar a identidade, algo que é levado ao extremo por estes lados, como bem se sabe.

DSC00237 DSC00235

Eu tenho muito poucas fotos, e só estive num dos locais da festa, e eram bastantes. Isto porque comecei a beber cidra sob o calor escaldante daquela tarde. A cidra é típica por este lugar, mas quente dá assim um efeito um bocado para o forte…

Agur