Tags

,

Não consigo conceber uma sociedade que preveja na sua lei, uma sentença como a pena de morte. Sob uma perspectiva racional, não faz sentido absolutamente nenhum.

Portugal foi o primeiro país da Europa a abolir a pena de morte, segundo algumas fontes. Outras afirmam que foi o terceiro, mas seja lá como for, foi dos primeiros. Eu não sou nacionalista, mas isto é das coisas que me deixa orgulhoso neste país. Vitor Hugo disse, a propósito:

“Está pois a pena de morte abolida nesse nobre Portugal, pequeno povo que tem uma grande história. (…) Felicito a vossa nação. Portugal dá o exemplo à Europa. Desfrutai de antemão essa imensa glória. A Europa imitará Portugal. Morte à morte! Guerra à guerra! Viva a vida! Ódio ao ódio. A liberdade é uma cidade imensa da qual todos somos concidadãos.” In wikipedia.

A pena de morte é uma sentença típica de um país onde a democracia é apenas teoria. Não se justifica de forma alguma, permitir a morte de outra pessoa, seja lá o que ela tiver feito. Não vale a pena argumentar com demagogias, e dar o exemplo dos pedófilos. Se queremos construir uma sociedade positiva, visando um futuro pacífico, a pena de morte não se encaixa. É algo medieval, um pensamento retardado, apenas baseado vingança, atirar para trás das costas um problema. É o reconhecimento oficial da falha de uma sociedade, onde os seus membros matam outros. Hoje, por exemplo, no irão 3 pessoas foram condenadas à morte.

Execução por garrote vil nas Filipinas em 1901. (wiki)

Era bom que este dia fosse assinalado com mais importância. É uma questão de superioridade moral por parte da humanidade, fazer da pena de morte,  passado.

Artigo com a notícia.