Tags

, , , , , ,

Eu faço parte do enorme grupo de pessoas que apreciam a música dos 70’s e ouvem as bandas pioneiras do heavy, do hard e do prog. Bandas com Led Zepplin, Judas Priest, Rush, Deep Purple, Black Sabbath, Pink Floyd e por aí fora fazem a história dessa década. Mas não são os únicos. Outras bandas menos conhecidas, tais como como Jethro Tull deixaram um legado musical absolutamente precioso.

Há um caso que é particularmente estranho, pela qualidade da banda formada em 1967 em Cardiff, no País de Gales, os Budgie. É constituída por 3 elementos,  vocalista-baixista, guitarra e bateria. 

Porque é que esta banda não se tornou conhecida? Sinceramente não percebo. O nome não ajuda, deviam ter pensado melhor neste aspecto. Budgie, se não me engano, é uma espécie de periquito. Ou seja, um pássaro. Eagle, ainda é naquela, mas periquito não é um nome feliz para uma banda heavy. Realmente os pássaros andam espalhados pelas capas do álbuns. Por mais que se queiram afastar do lado negro do marketing musical, quem quer ser conhecido tem de vender a alma ao diabo. Muitas destas bandas não se incomodam minimamente com a fama, e fazem apenas o que querem, é uma coisa que admiro profundamente. No entanto, isto tem consequências. Além de não ganharem tanto dinheiro, a mais grave delas, para mim, é pessoas como eu que gostam disto não conhecerem a banda. Por acidente hoje encontrei-os no youtube. Viva a Internet, mais uma vez. E adorei.

Com aquela voz e os riffs de guitarra, é uma banda que representa na perfeição o espírito dos 70.

Os Iron Maiden, Metallica, Van Halen, etc, têm covers desta banda. Isso mostra que as grandes bandas respeitam quem criou a música que eles tocam. Olhando para o vocalista-baixista, consigo perceber de onde é que o Geddy Lee dos Rush foi buscar o estilo.😀

É impressionante como músicas como estas duas passam ao lado…

Os Iron Maiden têm uma cover desta, “I Can’t See My Feelings”. Onde o Bruce Dickinson mostra que não há “pai pra ele”. O riff inicial de guitarra é espectacular, adorei!

Enquanto escrevo este post, estou a ouvir músicas da banda. Coisas completamente desconhecidas para mim. E sinto-me um ignorante a nível musical. Como é que não conhecia isto? Eu não exagero ao dizer que é um escândalo a nível musical esta banda não ser mais conhecida. Depois de uma pequena pesquisa na net, constato que todos os fãs de metal e géneros parecidos, ficam

Os Metallica têm uma cover desta, aparece no Garage Inc. A “Breadfan”.

Cada vez fico mais incrédulo com o desconhecimento em relação a esta banda, quando ouço coisas com esta. A guitarra está excelente nesta, mais uma vez.

Identifico-me muito com as coisas que o guitarrista faz. Usa uma Gibson SG, coisa normal neste estilo e tem um som muito bom. Vou continuar a ouvir esta banda com atenção. Eles fizeram coisas muito sólidas. Não foram duas ou três músicas e viveram à custa disso, durante os anos 70 os álbuns têm muita qualidade. Merecem mais reconhecimento.

p.s. No meio destas coisas desconhecidas, encontrei mais um tema ilustre desconhecido, é dum banda Holandesa dos 60 chamada Dragonfly, a música é a “Celestial Empire”.

Dragonfly – Celestial empire