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Alessandro Moreschi, Ídolos, Bruce Dickinson, Castrato, Contratenor, David Daniels, Farinelli, Música, Voz
Desde que apareceram estes concursos parvos, tenho reparado num lamentável detalhe, as pessoas escolhem sempre cantores com vozes grossas, até as gajas! Incrível. E depois admiram-se que não vende. Um tipo liga a rádio, e têm que tirar graves, tal é o tremer do woofer. Estou a exagerar, pronto. Pessoalmente, não gosto muito das vozes graves. Chateia-me, acho monótono. No entanto, para bem da música tem de haver variedade em altura e timbre. Lembrei-me disto outra vez quando li uma entrevista a um dos membros do júri, o Luís Jardim, que também faz esta crítica.
Tal como no futebol não temos cultura de “criar” pontas-de-lança, na música falta o ataque todo. Até nas vozes femininas, e insisto nisto, é impressionante. Se o Nuno Guerreiro participasse nos Ídolos, era eliminado à primeira. Por exemplo, a vocalista dos The Gift, eu não consigo ouvir uma mulher cantar com uma voz tão baixa. Apesar de que, musicalmente, a voz dela é adequada à música que fazem.
Eu não estou a visar pessoalmente o rapaz, ele canta umas coisas, a voz tem um timbre engraçado, não parece ser um tipo com a mania, mas quando vi um bocado da final e só ouço vozes graves, suspirei mais uma vez. Estou muito habituado ao Heavy-Metal, as vozes nesse nobre estilo, são sempre “lá pra cima”, e é outra dimensão completamente diferente. A todos os níveis.
Então quando cantaram Queen…Até a gaja tem uma voz grave!!! E depois entra o tal gajo que foi à final, e foi aí que o Freddy Mercury deu voltas na sepultura. Nota-se perfeitamente que eles não estão confortáveis, nas notas altas, nem lhes é natural. A culpa também não é deles. Ainda por cima, depois eliminam o gajo que ainda dava alguma esperança. Isto não se faz.
Ainda por cima, são sempre concursos para voz, nada de tocar. É uma coisa tão patética. Uma vez tentaram mudar isso, na RTP 1 lá para meados dos anos 90, chamava-se “Reis do Estúdio”, e era um concurso de bandas. Isso faz mais algum sentido, aquela coisa parva que é tocar ao vivo… Agora este é mais uma passagem de modelos, que por acaso cantam umas coisas. É o mercado a funcionar. Agora, não me venham cá com merdas, e dizer que isto promove a música e os artistas portugueses. Nem brinquem com isso. É que para fazer música, convém tocar qualquer coisa. Sei lá, eu não percebo nada disto.
Na música, as vozes são classificadas pela altura que atingem, no caso dos homens, o contratenor é a voz masculina mais aguda. E na minha opinião, a mais bela, com mais sensibilidade. Claro que existe um enorme preconceito em relação aos contratenores, são vozes amaricadas, dizem muitos. Enfim, fica aqui o vídeo de um contratenor, que por acaso é gay, David Daniels, a cantar Handel. Isto da música não se coaduna com esse tipo de coisas.
O caso mais extremo da voz aguda masculina, são os castrati. A extensão vocal deles corresponde à da feminina. Esta faculdade numa voz masculina só é verificável na sequência de uma operação de corte dos canais provenientes dos testículos, ou então por um problema endocrinológico que impeça a maturidade sexual. (wiki) Nem seuqer me vou pronunciar em relação ás consequências nefastas de tal acto, mas o resultado é uma voz incrível.
Isto não acontecia por acaso, na Igreja não admitiam mulheres no coro, então precisavam de vozes agudas para completar o naipe. Cortar os tomates aos putos, com uma justificação dessas é qualquer coisa de extraordinário. Mas não era só por isso, as características únicas do timbre masculino num registo tão alto, eram apreciadas desde há muito tempo. Desde o Império Bizantino, segundo a wikipédia.
Há um filme, do qual gostei muito, sobre estes cantores castrados, o Farinelli. Para conseguir o resultado de uma voz assim, juntaram uma soprano e um contratenor e misturaram digitalmente. (wiki)
Nelson said:
Não te esqueças duma coisa, contratenores são vozes (extremamente) raras. Em Portugal então chega os dedos de uma mão para os contar, e tirando o Nuno Guerreiro todos estão ligados à música erudita. As vozes de heavy metal que tanto gostas, e eu também já agora, também não as há p’rai aos pontapés, nem nada que se pareça. Um tenor, no seu melhor consegue ir até a um ré, réb em voz de peito, mas mais uma vez são poucos também. Portanto, alguém que tenha este tipo de vozes, dificilmente vai estar ligado a estilos de musica comerciais, tão-pouco vai a programas tipo ídolos, mas há sempre excepções para tudo.
Bem, mas adiante, o que não entendo é o teu stress com vozes graves. Eu gosto bastante de ouvir uma voz de baixo, baixo mesmo e não barítono. Consigo gostar de igual forma como gosto das vozes agudas, e fico igualmente de boca aberta quando conseguem atingir notas muito graves, e claro conseguirem que soe a uma nota e não a um arroto.
Ouve este grupo (estilo vozes da radio) onde pelo que parece o baixo, tem o record de notas mais graves: http://www.youtube.com/watch?v=FKGBf4YsGs0
A partir dos 5m e 30s ele vai cantar sozinho.
Sei que não é o teu estilo de musica de eleição :p mas diz lá se não é impressionante! Parece um contrabaixo!
Bem e uma coisa é certa, tu é que tens paranóia das vozes (extremamente) agudas… =op
Pedro Araújo said:
😮 até me passei 😀 realmente o gajo é impressionante e com uma clareza, não se limita a chegar abaixo, fá-lo parecer um instrumento, brutal
eu sei q os contratenores são raros, e as vozes de heavy-metal tb, daí a minha admiração, é uma espécie de tesouro entre as outras vozes todas
Eu tb gosto dos baixos, mas prefiro um solista tenor do q um baixo, por exemplo, mas na música fazem todos falta, música é música, até uma ocarina bem tocada pode ser excelente
o meu stress, é sp a preferência por este tipo de vozes, tal como diz o luís jardim. é uma coisa um bocado parva, Mas como dizes, esses gajos n vão aos ídolos. seja lá cm for, nos anos 80 havia mts vozes dessas no mainstream, o axel rose, por exemplo
Nelson said:
Pois é verdade, tanto é que grande parte das bandas que ouvimos é dessa época. Mas por acaso a gaja que ta na final cantou LZ. O Robert Plant é outro grande exemplo desse tipo de vozes fenomenais e raras, só que para uma gaja cantar nesse registo é fácil, encontrar um gajo capaz de o fazer é que é o caraças! Mas no american idol apareceu um, e quase ganhou!
É um azeiteiro de 1ª agua, mas tem um vozeirão do caraças!!!
Se fosse cá, o juri mandava-o logo embora! 😀
Quanto ao Luís Jardim para mim perdeu toda a credibilidade quando produziu o José castelo Branco, e ultimamente tem-se metido em tudo que é peixeirada, mas enfim.
Pedro Araújo said:
por acaso o gajo deu-lhe bem 😀 eu n diria azeiteiro,mas tb acabava em “eiro”… 😛
por acaso o luís Jardim e a cena do Castelo Branco tb me deixou de pé atrás, mas pronto, devem-lhe ter pago bem, n censuro
Nelson said:
Claro que recebeu bem, não tenho dúvidas, mas ele mesmo em entrevistas disse que mesmo antes de ser ‘alguém’ nunca teve problemas com dinheiro, a família sempre foi rica. Agora imagina depois de toda a carreira dele, dinheiro é o que mais deve ter, não é justificação. Eu curiosamente até acho que ele e o JCB têm algo em comum, além do muito € que têm, é que ambos sentiram a necessidade de ser afirmarem cá em PT, o LJ tem a carreira que tem, mas cá na terra ninguém sabia da existência dele. Anda agora feito pato bravo em programas de tv, e nas revistas cor de rosa, enfim.
Outra coisa que te queria dizer e que me passou a bocado é que o próprio timbre pode afectar um pouco a nossa percepção auditiva. Quero com isto dizer que uma voz pode parecer grave devido ao timbre, e a pessoa em causa até conseguir dar umas belas notas agudas. Por exemplo o Pedro dos kanguru consegue modelar bem a voz timbricamente, há musicas que dá mesmo a sensação que tem uma voz bué grave mas na verdade eu consigo cantar essas mesmas músicas uma oitava abaixo do que ele canta! E no então o timbre altera um pouco essa percepção.
Depois se tiver paciência procuro uns vídeos p’ra exemplificar.
Quanto ao Adam Lambert é mesmo …eiro assumido 😀
Pedro Araújo said:
nós n tocamos já num paco igualzinho a este?
lá para os lados de vila verde
Rui Peres said:
Fiquei bastante curioso em relação a tudo o tema. A ver se encontro o filme na Fnac.
Pedro Araújo said:
o filme em termos de argumento não é grande coisa, vale pelo interesse histórico e pela banda sonora 😀
Rui Peres said:
não importa..
Rui Peres said:
Já agora, bom post man. 😉
Pedro Araújo said:
thx
Rui Peres said:
todo*
Jota said:
Oh otários LOL
Agora critica-se o talento de uma pessoa apenas pela opção sexual da mesma?
Se sabem avaliar boas vozes, já haviam notado que o Adam é quem tem a melhor voz LOL (isso é certo ^^)
;D
Jota said:
Para adicionar, o Adam pode ser gay mas isso não o impediu de fazer a sua tour MUNDIAL, de ter videos com mais de 20 milhões de visualizações, de ter recebido uma nomeação para os Grammys 2011, de lançar o seu concerto ao vivo em DVD ;D e de facturar mais de 6 milhões de dólares (+ virão).
Além do mais, vem a caminho o seu 2º álbum 😉
Joaquim o Flores said:
Jota és gay. FUck off. 🙂
nelson said:
Não gosto de responder a este tipo de comentários, mas isto anda muito parado lol
Jota, antes de chamares ótario a quem quer que seja, olha primeiro por ti abaixo, sff.
Quem é que aqui pôs o talento dele em causa? Comentou-se que era gay, sim, mas onde é que leste alguém a dizer que ele não era um bom cantor por causa das suas opções sexuais?
Acho um piadão, quando se comenta que certa pessoa é gay, vem logo alguém em defesa, mesmo sem haver qualquer tipo de descriminação/homofobia.
Se alguém tivesse dito “O gajo canta bem e é um cachoeiro do caralh*”, aí certamente já não vinhas em sua defesa, mas quando se usa a palavra GAY, soa logo o alarme…
Para a próxima lê as coisas com um bocadinho mais de atenção, ok?
Tonante…
Joaquim o Flores said:
Eu já tinha dito que o Jota é um morcão do crl…