Tags

, , ,

Tenho colaborado com a Associação Florestal do Lima (AFL), na divulgação de um  projecto muito importante, a criação de Zonas de Intervenção Florestal (ZIF):

“As Zonas de Intervenção Florestal são áreas territoriais contínuas e delimitadas, constituídas maioritariamente por espaços florestais, submetidas a um Plano de Gestão Florestal e a um Plano Específico de Intervenção Florestal e geridas por uma única entidade.”

A ZIF da minha zona ainda está em fase de construção, muitas pessoas ainda não têm conhecimento daquilo que irá ser feito. Esta tarefa, tem-me dado a noção, no terreno, da distância que vai de uma ideia no gabinete para as populações.

Por uma política verde, e para que as pessoas façam parte, é preciso passar a mensagem. Não é fácil, apesar de eu ser conhecido na minha terra, e isso tem ajudado muito, sempre que falo numa intervenção nos terrenos, as pessoas ficam sempre desconfiadas, mas percebem que é preciso mudar alguma coisa.

A única forma de intervir na floresta com eficácia, prevenindo incêndios e arborizando adequadamente, é fazê-lo em larga escala. Para isso é preciso juntar as pequenas propriedades que fragmentam o território. Há pessoas que nem sabem bem onde as têm, ou quem as têm em caso de herança por proprietários que estão estrangeiro.

Espero que isto dê resultado, é mais do que necessário.