Tags

, , , , , , ,

Vai ser a 16 de Agosto, o lançamento do novo álbum dos Iron Maiden, “The Final Frontier”. É o 15º álbum da banda, e espero que não seja a última fronteira. A imagem de cima é a cover do single que lançaram, o “El Dorado”.

Este single é Iron Maiden puro e duro. Regressaram as galopantes tradicionais, talvez um pouco mais agressivo. É interessante a voz do Bruce Dickinson num registo mais grave, subindo em certas partes da música até chegar ao refrão, onde aparecem os clássicos agudos Maiden. De resto, não tem muito mais de interessante para além do início estrondoso da música.

Parece-me que os Iron Maiden recuperam o tem do sci-fi utilizado em álbuns anteriores como o “Somewhere in Time”.

O produtor do álbum afirmou que os guitarristas tinham um som distinto neste álbum, ainda não é perfeitamente claro, durante os solos do single distinguem-se bem vários sons diferentes, mas isso não é novidade em Maiden. Vou esperar pelo resto do álbum para confirmar.

Os últimos dois singles de Iron Maiden, “Wildest Dreams” e “Different World”, eram das piores músicas do álbum, e no caso da primeira, era mesmo a pior música do “A Matter of Life And Death”. Espero que agora aconteça o mesmo. Tenho um bom feeling para o “The Final Frontier”, a duração das músicas leva a crer que vai ser um álbum a tender para o progressivo, muito instrumental com aquele som fantástico do costume.  Abrem o álbum com uma musica de quase 9 minutos, isto é só para quem pode. São poucas as bandas que tem a audácia, estatuto e até mesmo aprovação para o fazer. Deve-se agarrar o ouvinte desde o início, com músicas curtas e directas, mas os Iron Maiden sabem quem vai comprar os álbuns, os fieis do costume.  Sabem que têm margem de manobra.

Tenho boas expectativas para o que se segue.

Iron Maiden – The Final Frontier (2010)

1. Satellite 15…..The Final Frontier 8:40
2. El Dorado 6:49
3. Mother Of Mercy 5:20
4. Coming Home 5:52
5. The Alchemist 4:29
6. Isle Of Avalon 9:06
7. Starblind 7:48
8. The Talisman 9:03
9. The Man Who Would Be King 8:28
10. When The Wild Wind Blows 10:59