Tags

, , , , , , , ,

Vi-os no sábado passado, aqui, no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães. Havia outros espectáculos, um contador de histórias, que falava nos fantasmas das pessoas simples da nossa terra, com um toque de Saramago, fiquei com essa impressão. Não pelo sarcasmo, mas pelo respeito pela crença.

Depois de umas marionetas com sotaque alentejano, uma guitarra portuguesa, incrível como um instrumento tão representativo da nossa cultura soa tão exótico para estes lados, e um texto baseado no Génesis. mias uma vez o sarcasmo, nessa altura tinha a expectativa que iam sacrificar galinhas num cruzamento.

Os Dead Combo tocaram às 10. Não conhecia, quando entrei olhei para o palco, vi um contrabaixo, algumas guitarras de Jazz, e uma decoração floral por detrás dos tripés das guitarras. Fiquei a pensar se ia ver algo arrojado, ou se iam interpretar peças do Eurico Cebolo. O início não foi bom, o som estava estranho, muito grave e o guitarrista, ambos tocam mas o outro estava a tocar contrabaixo, insistia em rakes bastante agressivos. O rake consiste em atacar várias cordas com a palheta, no mesmo sentido, geralmente de cima para baixo, abafando as cordas, resultando num som bastante percussivo. Eles usaram e abusaram desta técnica, mas mais para a frente no concerto, soava melhor, não sei se foi o ouvido que se habituou ou os técnicos de som ajustaram algo.

O som era muito vintage, uma mistura de jazz, blues e um som muito português, a soar a fado. Tem havido muitos projectos assim, onde se pega nas raízes da nossa cultura e se adapta com um som “moderno”. Isso necessita de muito bom-gosto, e eles têm-no. Não isolam o som lusitano, expandem-no acrescentando elementos de Jazz e melodia mais latinas. A maneira de tocar é muito portuguesa. Nós temos o hábito de explorar mais o som do que a técnica, não que a técnica deles não seja boa, mas tem uma personalidade muito forte. Outro bom exemplo é o guitarrista dos Moonspell, Ricardo Amorim, que tem um som e uma forma de tocar completamente distinta dos guitarristas do mesmo estilo.