Tags

, , , , , , ,

As aberturas dos episódios dos Simpsons são famosos, mas desta vez abriram o livro. E criaram polémica, ao mostrar crianças asiáticas, em cavernas sujas, cheias de ossos humanos e ratos, a fabricarem o merchandising da série. (Daqui)

Há um detalhe que complica um bocado isto, a animação dos Simpsons é feita na Coreia do Sul. Os responsáveis pela série enviam o storyboard e eles fazem lá a animação. Mas esta abertura, foi realizada pelo polémico artista de rua britânico Banksy. (Alguns exemplos do seu trabalho impressionante aqui).

Não consta que na Ásia tenham um sentido de humor que tolere uma piada destas. É um sarcasmo muito arrojado. Não acho que ele esteja a criticar o facto de a série ser feita animada na Coreia, penso que é uma mensagem política. Uma critica à mão-de-obra barata e exploração do trabalho infantil, daquelas economias que alguns empresários da nossa praça usam como exemplo de eficácia produtiva.

A título de curiosidade, o responsável coreano pela animação da série, chama-se Nelson Chin, foi também feita no estúdio dele a animação das séries  “Batman: The Animated Series” (que era excelente) e o “The Transformers“, famosissímas, não fazia ideia que eram feitas fora da América. Muita coisa é, mas estes são clássicos muito americanos. Mais incrível ainda, é ter sido ele o responsável pela animação dos lightsaber’s dos Jedis do Star Wars…😮

Imagem daqui.

Adenda

‘The Simpsons’ Explains Its Button-Pushing Banksy Opening.