Tags

, , , , , ,

“Richard Dawkins: ser abusado em criança é menos mau do que ter uma educação católica” (Daqui)

E com isto quero apenas desejar um ano de 2013 cheio de espírito crítico. Não desejo sorte porque essa está sujeita à aleatoriedade cósmica em grande parte, ao invés, o espírito crítico cultiva-se e apenas depende de nossa inteligência, traduzo, paixão por saber.

A afirmação inicial pertence a um cientista que está para a filosofia da religião como o Artur Baptista da Silva para a ONU, este disse aquilo que muitos querem ouvir, não se distingue de tantos outros, mas falta-lhe aquilo que Miguel relvas têm, as credenciais, a chave-mestra que abre a porta da oportunidade para botar faladura oficial.

Esta analogia serve para ilustrar que o terreno para charlatães pseudointelectuais, defensores da verdade absoluta ou da conveniente, será particularmente fértil para poderem cultivar opiniões mais ingénuas, e o espírito crítico vai-nos fazer tanta falta como o dinheiro que nos sairá da carteira para que possamos encarar estes e outros como dignos mandatários do humor miguel-relvista.

Espero que 2013 seja um ano em que as ideologias do séc. XX comecem a figurar definitivamente nos livros de História, e que nós sejamos todos intelectualmente independentes.

Um bom ano.