Tags

, , , , , , ,

une-jeunesse-allemande

Este documentário francês retrata a evolução do grupo Baader-Meinhof, desde o movimento artístico, do activismo político, até à acção concreta, a actividade terrorista ocorrida na Alemanha dos anos setenta. É uma geração que procura afirmar-se através da ruptura com a anterior. Recentemente, no debate do Brexit, surgiu também a semente deste repúdio pelas velhas gerações por oposição à exaltação da revolução levada a cabo por uma juventude renovadora e idealista.

No entanto, neste caso em particular de Meinhof , a identificação da geração dos pais com a Alemanha que acolheu a loucura nazi, ora com entusiasmo, ora com aceitação; dota esta juventude de argumentos difíceis de rebater numa sociedade onde, a julgar pelo documentário, parecia dividida pela prudência daquelas que viveram um regime ditatorial, e aqueles que pretendem instaurar um novo regime de sinal oposto.

O documentário é fascinante, apesar da maçadora metralhada de retórica marxista que soa artificial, um veículo para as ego trips dos protagonistas.